sábado, 20 de junho de 2009

Museu da Língua Portuguesa - Palavras sem Fronteiras e O Francês no Brasil em todos os sentidos







“PALAVRAS SEM FRONTEIRAS – Mídias convergentes”


Periodo: de 06/04/2009 a 26/07/2009

A mostra é baseada no livro “Palavras Sem Fronteiras” do falecido Embaixador e Membro da Academia Brasileira de Letras Sérgio Corrêa da Costa e apresenta palavras que conservam em vários idiomas a mesma escrita e significado (exemplo: chocolate; piercing; tomate; zen; robô; e piano).

A mostra, que foi apresentada em 2007 na sede da Academia Brasileira de Letras, está mesclada à exposição permanente do museu, com projeções na Grande Galeria, no Auditório e na Praça da Língua (nestes dois últimos espaços nas sessões das 11h,12h30,14h00 e 15h30.

Existe, também, um módulo especial da exposição dedicado às palavras de origem francesa em exibição no Espaço Imprensa Oficial (livraria do museu).

A exposição, que ficará em cartaz até dia 14 de junho, tem curadoria de Júlio Heilbron e Maria Eugênia Stain e foi copatrocinada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.



“O FRANCÊS NO BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS”

Periodo: de 11/05/2009 a 11/10/2009

Quinta exposição temporária a ocupar a sala do primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa, a mostra “O Francês no Brasil em todos os sentidos” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e do Governo da França, através do Consulado Geral da França em São Paulo e faz parte das atividades oficiais do Ano da França no Brasil. A mostra conta com o copatrocínio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A exposição apresenta os pontos de contato dos idiomas português e francês e, ainda, as influências culturais presentes na nossa cultura e que tem suas origens na França.

Com curadoria dos franceses Henriette Walter e Benoît Peeters e do brasileiro Alvaro Faleiros a exposição tem cenografia assinada por André Cortez e recria no primeiro andar do museu uma metrópole contemporânea, uma cidade cenográfica que mescla São Paulo e Paris, duas das mais importantes cidades do mundo na atualidade.

Poesia, cultura popular, moda, balé, gastronomia e literatura são temas abordados nesta exposição que ficará em exibição até o próximo dia 11 de outubro.

Nenhum comentário: